Movimento protesta contra fechamento do CPN Mansão do Caminho

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Salvador

13 de setembro de 2023 às 08h59

 | 

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Imagem de Movimento protesta contra fechamento do CPN Mansão do Caminho

Um movimento de mulheres que reúne doulas, enfermeiras e mães, protesta contra o fechamento do Centro de Parto Normal (CPN) Marieta de Souza Pereira, pertencente ao centro espírita Mansão do Caminho, prevista para ocorrer no próximo dia 20. O grupo realizou um protesto na última terça-feira (12) em frente à sede da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Há ainda um perfil no instagram intitulado "Não Fechem o Centro de Parto Normal da Mansão do Caminho", que tem realizado publicações contra o fim dos atendimentos desde setembro e 2022. Entre as publicações, o movimento tem questionado órgãos publicos acerca das verbas destinadas ao espaço.

Na segunda-feira (11) foi realizada uma reunião no Ministério Público, com a presença do diretor-presidente da Mansão do Caminho, Mário Sérgio Almeida, da titular da Sesab, Roberta Santana, da secretária da Saúde do Município e vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos; de representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Promotoria do Estado. No entanto, não houve um acordo entre as partes para a continuidade das atividades.

A Mansão do Caminho afirma que o fechamento decorre da falta de recursos públicos e afirmam que a unidade não atinge a meta de partos mensais necessários para manter o funcionamento. Em contrapartida, a Sesab divulgou uma nota, garantindo que a decisão do fechamento é do próprio Centro, tendo em vista que os dirigentes recusaram a proposta realizada pelo órgão.

"Reconhecendo as boas práticas de atenção e de acolhimento ao parto humanizado que são oferecidas no local, a Sesab fez propostas para manutenção e até ampliação dos serviços ofertados, no entanto, todas foram recusadas pela instituição", disse trecho da nota.

De acordo com a Sesab, entre as propostas estavam a possibilidade de agregar ao contrato a criação de um centro de formação e de matriciamento, um ambulatório de gestação de alto risco, além do aporte de recursos de emendas parlamentares para suprir o déficit financeiro, enquanto se desenharia uma nova modelagem contratual para os serviços.

CONFIRA A NOTA:

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM