'Vamos iniciar a obra, caso não dê certo, vamos rever contrato', diz Jerônimo sobre ponte Salvador-Itaparica

Foto de Yuri Abreu e Vinícius Ribeiro

Yuri Abreu e Vinícius Ribeiro

Política

21 de agosto de 2023 às 10h53

 | 

Foto: Vagner Souza / Salvador FM

Imagem de 'Vamos iniciar a obra, caso não dê certo, vamos rever contrato', diz Jerônimo sobre ponte Salvador-Itaparica

O governador Jerônimo Rodrigues reiterou nesta segunda-feira (21) o compromisso do governo estadual com a construção da ponte Salvador-Ilha de Itaparica. Segundo o chefe do Executivo baiano, adequações estão sendo cumpridas por conta dos imprevistos surgidos no período na pandemia, além de exigência da Marinha.

"Conversamos com o consórcio, mas demos prazos a eles. Agora que temos o governo federal ao nosso lado podemos fazer isso. Dentro do prazo que eles acharam que podiam fazer os estudos apareceram algumas pendências de qualificar o curso da obra. Quando Rui assinou esse contrato ele girava em torno de R$ 6 a 7 bilhões, com a pandemia, com os insumos e com o mercado cambial sendo elevado, essa obra chega hoje perto de R$ 13 bi. Portanto é preciso fazer uma equalização e nós entendemos isso", disse Jerônimo à imprensa. 

Jerônimo também ressaltou que o estado ajuda o consórcio formado pelas empresas CCCC (China Communications Construction Company) e CR20 (China Railway 20 Bureau Group) nas etapas de dragagem e sondagem. 

"Assim que tivermos essas repostas nós vamos poder dizer que vai iniciar a obra, colocar data e hora marcada, e algum empecilho que  a gente perceba que vai demorar muito, podem ter certeza que eu tomarei a decisão de distratar e fazer um novo processo de licitação. Com isso, quero que entendam, não estou aqui anunciado distrato, para ser honestos conosco, estamos recolocando na mesa para que esse prazo seja restabelecido

O governador ressaltou que não há 'crise estabelecida com órgãos de controle' para construção da ponte. "Neste momento temos tranquilidade de dizer que nós vamos iniciar essa obra, e caso não de certo a gente vai rever o contrato", pontuou. 

Na semana passada, o governo estadual formalizou o fim do acordo com o Consórcio Skyrail Bahia, responsável pela implantação do Monotrilho no Subúrbio de Salvador
 

Programas

Ver mais

Imagem de Madruga Salvador

Madruga Salvador

Agora, às 00h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM