Área empresarial é utilizada por homens armados 'na calada da noite' para queima de fios de cobre

Foto de Vinícius Ribeiro

Vinícius Ribeiro

Polícia

11 de agosto de 2023 às 13h10

 | 

Foto: Reprodução

Imagem de Área empresarial é utilizada por homens armados 'na calada da noite' para queima de fios de cobre

A rotina de área empresarial da Travessa São José, no bairro de Pirajá, na periferia de Salvador, vem sendo alterada há alguns meses após um grupo de homens armados transformarem o local em ponto de incineração de cabos de fios de cobre. A origem do material queimado em grande quantidade, em via pública, é desconhecida. 

A movimentação assusta quem trabalha nas empresas da localidade. O esquema - que acontece das 19h até meia-noite - envolve de 12 a 15 homens armados e desconhecidos, segundo informando por um denunciante ao Portal Salvador FM. A ação realizada quase todas as noites conta com dois caminhões carregados com bobinas de cobre - produto com alto valor de mercado.

"Os meliantes, sempre armados, mantêm olheiros e ao perceberem alguma aproximação fogem para o mato, deixando dois ou quatro se fingindo de coitados, que alegam que o produto é lícito", contou a fonte em anonimato, com medo de represálias.

No local, conforme apurado pela reportagem e visto em vídeo, as cinzas dos cabos queimados estão espalhadas no chão e o fogo durante o processo de queima deixa marcas em muros, portões e hidrômetros. Também é comum a queda do sinal de internet por causa do fogo que atinge a fiação.

Conforme relatado, quem trabalha na região, com acesso pela Estrada do Derba (BA-528), precisa prestar esclarecimentos ao grupo sobre destino e motivo da presença no local.

Risco de incêndio

Outro trabalhador da área consultado revelou o risco de uma tragédia de grandes proporções acontecer. "Lá perto onde eles queimam os cabos tem uma fábrica de reciclagem de garrafas pet. Se atingir vai destruir tudo", frisou.

Para apagar as chamas que alcançam até cinco metros de altura o Corpo de Bombeiros foi acionado, no entanto, nenhuma providencia foi tomada, afirma a fonte. A reportagem teve acesso a um vídeo com a presença de uma viatura do grupamento no local após ser acionado. O Portal Salvador FM tentou obter informações da ocorrência com a assessoria dos bombeiros, mas não tivemos resposta sobre a presença da equipe à noite na Travessa São José.  

 

 

Também procurada pelo Portal Salvador FM, a Polícia Militar informou que a 9ª CIPM, responsável pelo policiamento ostensivo na região, não foi acionada para atender a essa ocorrência: "A PM orienta que ao observar suspeitos ou ações delituosas na região, pode ligar para o 190 ou o disque denúncia (3235-0000) e informar situações adversas".

 

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM