Assistência oncológica será ampliada na Bahia, diz Sesab

Foto de Redação Portal Salvador FM

Redação Portal Salvador FM

Bahia

10 de agosto de 2023 às 18h18

 | 

Foto: Fotos: Leonardo Rattes/SAÚDE GOVBA

Imagem de Assistência oncológica será ampliada na Bahia, diz Sesab

A assistência ao paciente com câncer será ampliada na Bahia com a implantação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) no Hospital Prado Valadares (HGPV), unidade da rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) instalada em Jequié. Para a abertura do novo serviço, está sendo investido cerca de R$ 1 milhão. A entrega do novo equipamento deve ser feita ainda no mês de agosto. A Unacon beneficiará os moradores de Jequié e região que não mais precisarão se deslocar para Salvador ou Itabuna para terem atendimento especializado.

O serviço, que contará com doze poltronas para quimioterapia, estará organizado para oferecer condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos para investigação e confirmação diagnóstica, tratamento cirúrgico, tratamento quimioterápico, cuidados paliativos e possíveis intercorrências clínicas.

A estrutura contará ainda com cinco consultórios médicos, dez leitos de internação clínica, dez leitos de internação cirúrgica e três leitos de UTI, além de todo aparato de apoio diagnóstico como radiologia convencional, ressonância magnética, ultrassonografia, endoscopia digestiva alta, colonoscopia, endoscopia urinária, anatomia patológica e patologia clínica.

A expectativa é que sejam realizadas na Unacon ao menos 650 cirurgias em oncologia e 5.300 sessões de quimioterapia por ano.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, que esteve verificando as obras de implantação da unidade nesta quinta-feira (10), destacou que, estando instalada no HGPV, a Unacon conseguirá ofertar todos os outros serviços de alta complexidade que dão anteparo à assistência em oncologia. “Tomamos a decisão acertada de implantar a Unacon em um hospital público. Ainda ampliaremos o total de poltronas de quimioterapia em relação à outra habilitação que estava em curso. Lá, eram nove”, afirmou Roberta Santana.

Toda a conformação da Unacon e o fluxo de atendimento foram apresentados para os secretários municipais de saúde da região na reunião da Comissão Intergestores Regional, realizada nesta quinta-feira.

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM