MPF, MPBA e Fundação José Silveira promovem evento gratuito sobre ESG; saiba detalhes

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Bahia

08 de agosto de 2023 às 18h54

 | 

Foto: Divulgação

Imagem de MPF, MPBA e Fundação José Silveira promovem evento gratuito sobre ESG; saiba detalhes

Os Ministérios Públicos Federal (MPF) e do Estado da Bahia (MPBA) em parceria com a Fundação José Silveira (FJS) promovem, em 22 de agosto, o evento ESG: Diálogos sobre Sustentabilidade com foco em Meio Ambiente nas Organizações Públicas e Privadas. O evento será das 9h às 17h30, no auditório da sede do MPF/BA em Salvador, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela página do evento.

A programação conta com quatro temas centrais: atuação do MP na proteção do meio ambiente; a eficiência da consultoria técnica na gestão de riscos ambientais; selos sustentáveis ESG e a normatização ISO; e práticas de ESG no âmbito do serviço público e privado. No total, ao longo do dia, serão três painéis e duas palestras apresentadas por profissionais com experiência e qualificação na área, em âmbito nacional.

“É função essencial dos Ministérios Públicos promover a proteção do Meio Ambiente. Há muitos anos já atuamos para além do papel de reprimir e responsabilizar, por meio de ações judiciais, aqueles que provocam danos ambientais. Fazemos isso empreendendo fiscalizações preventivas, celebrando acordos extrajudiciais e realizando a mediação entre as partes envolvidas em casos de diversas naturezas. Promover um evento para dialogar sobre ESG com foco em sustentabilidade e boas práticas corporativas é mais um passo em direção a um MP alinhado às preocupações e discussões mais atuais sobre o tema", afirmou a procuradora-chefe do MPF na Bahia, Vanessa Previtera, uma das idealizadoras do evento. 

De acordo com o Superintendente Administrativo e Financeiro da Fundação José Silveira, Carlos Dumet: “Reconhecendo, ao longo da sua trajetória, a importância do ESG, através da governança corporativa alinhada com critérios de sustentabilidade e contínuas ações de saúde com impacto social, a Fundação José Silveira entende como inestimável o valor deste momento para a sociedade.”

“O Ministério Público do Estado da Bahia, historicamente, tem a proteção ambiental e a promoção da sustentabilidade entre suas pautas prioritárias de atuação. Temos sempre procurado atuar na prevenção ao dano, buscando medidas extrajudiciais que estimulem a governança sustentável do meio ambiente. Deste modo, evita-se ações que são prejudiciais ao meio ambiente, tornando desnecessárias medidas judiciais ou extrajudiciais repressivas que muitas vezes possuem pouca efetividade. Um evento como esse é de suma importância para estimular o aprimoramento da visão institucional mais moderna e atenta às exigências de uma gestão pública verdadeiramente sustentável", afirmou o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Ceama) do MPBA, promotor de Justiça Yuri Mello.

Transmissão ao vivo - será possível acompanhar toda a programação pelo canal oficial do Youtube do MPF, mas os certificados de participação serão emitidos apenas para quem participar presencialmente.

Parceiros - o evento conta com o apoio da Aganju, da AC Consultoria e da Desvio Padrão Consultoria em Gestão, que participam do evento por meio de palestrantes e painelistas. 

ESG - Abreviação do termo em inglês Environmental, Social and Governance. ESG se tornou uma área que estuda e atua dentro das organizações e em toda a sociedade discutindo temas como a adoção de práticas sociais sustentáveis, valorização da diversidade e as relações de governança das organizações e instituições com  toda a sociedade civil.

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM