Força do Povo: lixo na rua causa mau cheiro e 'constrangimento' no Engenho Velho da Federação

Foto de Vinícius Ribeiro

Vinícius Ribeiro

Salvador

14 de julho de 2023 às 10h14

 | 

Foto: Paulinho FP - Portal Salvador FM

Imagem de Força do Povo: lixo na rua causa mau cheiro e 'constrangimento' no Engenho Velho da Federação

Quando precisam passar a localização de casa para visitantes, transporte por aplicativo ou serviços de entrega, os moradores da Travessa Valter Ferreira, no Engenho Velho da Federação, em Salvador, não têm dúvidas ao orientar: "É antes (ou depois) do lixão do final de linha". A referência utilizada há décadas, no entanto, não agrada a comunidade.

Em conversa com o Portal Salvador FM, na série A Força do Povo*, na manhã desta sexta-feira (14), as moradoras Ana Cláudia e Ângela Mérici reclamaram do número de coletas de lixo na localidade e a ausência de equipamento para entulho.

"Deveria ter um contêiner apropriado para entulhos e também reeducar a população, porque na Graça e outros bairros nobres têm vasilha para vidro, papel, plástico e aqui no bairro não tem. A população é muito grande, todo mundo se concentra em jogar o lixo num único lugar. Portanto, a gente gostaria que a coleta fosse feita duas ou três vezes ao dia", reivindicou Ana Claudia. 

Ângela falou sobre o constrangimento causado pela exposição dos resíduos. "É uma situação constrangedora dar o ponto de referência de um lixão, fica estranho, parece que somos porcos vivendo num chiqueiro", associou a moradora, também cobrando caixas coletoras para os entulhos descartados no local.  

"Eles coletam pela manhã e pronto, mas os entulhos demoram mais de ser retirados. As pessoas jogam vaso sanitário, móveis e animais mortos. Ainda tem o processo do mau cheiro que a gente sofre", ressaltou. A moradora alertou para a situação prejudicial para a saúde pública, principalmente diante da exposição do lixo em local com presença de idosos e crianças.

Limpurb

O Portal Salvador FM transmitiu a reivindicação da comunidade à Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). Em nota enviada pela assessoria, o órgão municipal emitiu o seguinte esclarecimento:

"A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) informa que o local é contemplado com coleta diária, de segunda a sábado, realizada pela manhã. Uma caçamba também circula diariamente na localidade para remover os resíduos de construção civil e sempre que necessário um caminhão é utilizado para recolher materiais volumosos, inservíveis e poda descartador de forma irregular. 

Nesta sexta-feira (14), uma equipe já esteve na localidade efetuando a limpeza da área conforme evidência.

Vale ressaltar que conforme o Decreto Nº 25.595, que dispõe sobre a proibição de jogar lixo nos logradouros públicos, é proibido lançar, depositar, permitir ou propiciar a deposição de resíduos sólidos, bens inservíveis, resíduos da construção civil e resíduos de poda em terrenos baldios, logradouros públicos, rios, lagos, lagoas, riachos, canais, córregos ou às suas margens, ou ainda em qualquer outro local não permitido pelo poder público.

A Limpurb pede que a população colabore e denuncie condutas de descarte irregular  através Fala Salvador (156)".

*Com informações no local do repórter Paulinho FP

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM