Ana Paula Matos se reúne com secretário de Estado dos EUA

Foto de Redação Portal Salvador FM

Redação Portal Salvador FM

Política

01 de maio de 2023 às 12h59

 | 

Foto: Divulgação

Imagem de Ana Paula Matos se reúne com secretário de Estado dos EUA

A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, se reuniu com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e cinco prefeitos ucranianos e outros cinco das Américas. Na pauta, a guerra na Ucrânia. O ato ocorreu nos Estados Unidos e foi promovido pelo Departamento de Estado Americano, que reuniu representantes de cidades importantes em prol de uma conscientização e a criação de uma rede de solidariedade ao povo ucraniano. A gestora foi a única brasileira e representante da América do Sul no evento, além de a única mulher.

Estavam presentes, os prefeitos ucranianos, da capital Kiev, Vitaliy Klitschko;  Nizhyn, Oleksandr Kodola; Kharkiv, Ihor Oleksandrovych Terekhov; Melitopol , Ivan Fedorov e Trostyanets, Yuriy Bova. Além dos prefeitos, de Kingston - Jamaica, Delroy H. Williams; Monterrey - Mexico, Luis Donaldo Colosio; Seattle - EUA, Bruce Harrell; Hoboken - Ravi Bhalla; Chicago - EUA, Samir Mayekar.

Conforme Ana Paula, os prefeitos tiveram a oportunidade de contar um pouco da experiência que estão vivendo e pediram apoio para minimizar os impactos da guerra. “Estavam reunidos prefeitos ucranianos que estão sofrendo muito com a guerra, um deles foi até sequestrado (prefeito de Melitopol ) e puderam contar um pouco da história.  Sou uma pessoa que acredita no poder do diálogo, da democracia e das pessoas. Coloquei a tecnologia social de Salvador à disposição e também o meu compromisso em contribuir na reconstrução da comunicação dividindo com o meu país as experiências relatadas”, pontuou. 

Única representante feminina na mesa, a gestora se solidarizou com as mulheres, crianças e idosos que estão sofrendo com os ataques russos. “Me comprometi a levar para as pessoas a fala deles, o sofrimento que eles estão vivenciando. Famílias expulsas no meio do nada, centros de conhecimento sendo bombardeados, além de locais sem água, comida, energia ou aquecedor. Então é preciso uma união de todos para fortalecer a rede de apoio”. 

O Departamento de Estado Americano tem trabalhado para ajudar as cidades atingidas e conscientizar outras das Américas a respeito de solidariedade ao povo ucraniano. O secretário de Estado é membro do Gabinete Presidencial , mais alta posição no governo norte-americano e lida com os assuntos externos.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM