Moradores relatam problemas com caixas coletoras de lixo em Brotas e Engenho Velho

Foto de Vinícius Ribeiro

Vinícius Ribeiro

Salvador

28 de março de 2023 às 10h59

 | 

Foto: Portal Salvador FM

Imagem de Moradores relatam problemas com caixas coletoras de lixo em Brotas e Engenho Velho

Moradores de Brotas e do Engenho Velho de Brotas, em Salvador, estão com um problema em comum: o excesso de lixo nas caixas coletoras. Segundo a reclamação popular, a ocorrência causa mau cheiro e riscos à saúde pública.

Na Rua Almirante Alves Câmara, no Engenho Velho, moradores pedem que duas caixas sejam retiradas do local, alegando ser uma área imprópria para o equipamento. "É muito vergonhosa a situação aqui, muito descaso. As pessoas futucando lixo a noite toda, é mosquito, é cachorro morto no lixo, uma vergonha. Um mau cheiro horrível", reclamou a moradora Camila Silva em conversa com o Portal Salvador FM.

"Tem que tirar o lixo daqui e colocar um jardim, daqueles bonitos", sugeriu Araci Santos, que mora há 50 anos no bairro. 

Os equipamentos de coleta estão nas proximidades de um posto de saúde, uma lavanderia e um ponto de ônibus. "Qual a saúde que nós temos diante desse lixo?", questionou o morador de prenome Alberto, reclamando também dos catadores que espalham materiais no local.

Educação

A ação de catadores de materiais recicláveis também é alvo de crítica do líder comunitário Antônio Profeta, na Rua Alta do Saldanha, em Brotas.

"A Limpurb faz a coleta diariamente, mas o povo precisa contribuir no processo educacional. Aproveitando a oportunidade, a gente solicita à Limpurb que faça essa coleta duas vezes ao dia, pela manhã e no final do dia, porque a situação aqui não é fácil", disse o porta-voz, ressaltando que além do lixo orgânico, o local também é utilizado como ponto de descarte de móveis e entulhos.  

O Portal Salvador FM procurou, nesta terça-feira (28), a assessoria da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) em busca de posicionamento, mas ainda não teve retorno. 

*Com informações do repórter Paulinho FP       
 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM