Ministros visitam áreas afetadas pela chuva em Rio Branco

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Brasil

26 de março de 2023 às 20h30

 | 

Foto: Pedro Devani/Secom (Acre)

Imagem de Ministros visitam áreas afetadas pela chuva em Rio Branco

Os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva, e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, chegaram em Rio Branco na manhã deste domingo (26) para visitar as áreas atingidas pela chuva. Na capital acriana, Góes disse que mais ações se tornaram possíveis desde que o governo federal homologou o estado de emergência em Rio Branco, em decreto assinado e publicado em edição extra do Diário Oficial da União na noite desse sábado (25).

O Acre foi um dos seis estados da regiões Norte e Nordeste a sofrer com a chuvas dos últimos dias. Segundo informações da Prefeitura de Rio Branco, o coordenador da Defesa Civil Municipal, o tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou quais as ações efetivas que a prefeitura tem tomado nesse quarto dia de alagamento, em coletiva realizada no saguão do Aeroporto Internacional de Rio Branco, no início da manhã.

De acordo com ele, com o nível dos igarapés diminuindo, o maior desafio é levar, as pessoas de volta para suas casas em segurança. Falcão diz ainda que a previsão é que o nível do Rio Acre continue subindo.

“O cenário está se agravando pelo Rio Acre porque não para de aumentar o nível. Nós já estamos em uma grande enchente, na realidade. Em relação aos igarapés que estão retraindo, agora é que aumenta ainda mais o trabalho. Quando retrai as águas é que começam as verdadeiras ações para restabelecer o cenário, trazer as pessoas de volta para suas casas, fazer a limpeza, restabelecer tudo”, explicou o coordenador.

Segundo o mais recente boletim de alagamento divulgado pela Defesa Civil Estadual, às 18h da última sexta-feira (24) o nível de medição do Rio Acre esteve em 16,20m, ultrapassando a cota de alerta, de 13,50m, e também a cota de transbordamento, 14m.

Na capital do estado, 48 bairros foram atingidos e sete igarapés permanecem em estado de transbordo. São eles: Almoço, Judia, São Francisco, Dias Martins, Batista, Fundo e Liberdade. Ainda em Rio Branco, foram instalados 26 abrigos, sendo 14 estaduais e 12 municipais. Ainda de acordo com a Defesa Civil, até às 18h de sexta, 22.815 pessoas foram atendidas pelas equipes mobilizadas pelo governo estadual através do Corpo de Bombeiros.
 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM