Limpurb monta megaoperação de limpeza para Carnaval de Salvador 2023

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Salvador

09 de fevereiro de 2023 às 09h08

 | 

Foto: Alfredo Filho/Arquivo Secom

Imagem de Limpurb monta megaoperação de limpeza para Carnaval de Salvador 2023

A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) montou uma megaoperação especial para garantir um ambiente limpo aos foliões no Carnaval de Salvador 2023. A ação envolve mais de 3 mil colaboradores, entre coordenadores, agentes de limpeza, de coleta, lavagem de vias e motoristas que atuarão em todos os circuitos, festas nos bairros e ilhas de Salvador. Serão utilizados 218 equipamentos entre compactadores, caminhões-pipa e caminhões de sucção. 

Para o presidente da Limpurb, Omar Gordilho, essa será a maior operação de limpeza urbana na história da folia na cidade. “Além do número expressivo de profissionais atuando diariamente em esquema de plantão, teremos 3,3 mil banheiros químicos e 90 sanitários-contêineres climatizados, com aproximadamente 800 posições, que estarão distribuídos em locais estratégicos nos circuitos”, destacou o gestor. 

Reciclagem – Serão instaladas oito Centrais de Apoio ao Catador, locais destinados para a compra e venda de materiais recicláveis. Esses espaços serão gerenciados pelas cooperativas e contarão com o suporte da Limpurb que, além de disponibilizar toda infraestrutura necessária para a realização das atividades, também viabilizará caminhões de coleta (caminhões-baú) voltados ao transporte dos materiais recicláveis armazenados nas centrais de apoio até as sedes das cooperativas, em frequência diária. 

Além disso, o órgão vai apoiar mais uma vez o projeto “Plástico é vida, reciclando na avenida”, ação voltada à coleta específica de plásticos, realizada todas as madrugadas, durante a operação de limpeza dos circuitos. Um caminhão compactador juntamente com a equipe de varrição auxiliará no processo de coleta dos materiais, que será realizado pela Cooperativa de Trabalho dos Recicladores da Unidade do Ogunjá (Cooperbari). 

Em 2020 a quantidade de resíduos coletados foi equivalente a 1,5 mil toneladas. A expectativa do órgão é que esse quantitativo seja maior no Carnaval deste ano, em razão do retorno do evento após dois anos de pandemia de Covid-19. 

Parcerias – Para proporcionar maior comodidade aos catadores, a Limpurb, em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), disponibilizará dois locais para alimentação destes trabalhadores. Um deles funcionará na Escola Permínio Leite, na Rua Democrata, 41 - Dois de Julho. A outra estrutura funcionará no Centro de Capacitação de Profissionais de Educação (CAS) Wilson Lins, localizado no cruzamento da Avenida Milton Santos com a Rua Raymundo Pereira de Magalhães, em Ondina.  

Além disso, catadores, ambulantes e demais trabalhadores atuantes no evento também contarão com contêineres para banho. Em conjunto com as secretarias de Ordem Pública (Semop) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur), serão realizadas fiscalizações diárias para coibir a ação de atravessadores e para zelar por boas condições do espaço físico de trabalho dos catadores dentro dos camarotes. 

Passarelas – No Campo Grande, Barra e Ondina haverá as famosas passarelas, momento quando os agentes passam fazendo a limpeza da avenida, com vassouras na mão e de forma sincronizada, logo após a passagem dos blocos.

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM