Funcionários do ferry alegam insegurança e anunciam possível paralisação das atividades

Foto de Rafaela Góis

Rafaela Góis

Salvador

31 de janeiro de 2023 às 07h57

 | 

Foto: Paulinho FP

Imagem de Funcionários do ferry alegam insegurança e anunciam possível paralisação das atividades

Cerca de 100 funcionários do ferryboat protestam contra a insegurança nos postos de trabalho e anunciam uma possível paralisação geral das atividades. A classe está reunida em frente ao Terminal Marítimo de São Joaquim, na manhã desta terça-feira (31). 

Os trabalhadores reivindicam contra as medidas adotadas pela Internacional Travessia Salvador (ITS), empresa responsável pela administração do ferry.  A manifestação acontece após funcionários terem sido agredidos por passageiros

Em entrevista a reportagem da Salvador FM, que esteve no local, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ferry Boat, Paulo Marques, contou que as agressões aos trabalhadores, por parte dos passageiros e dos cambistas, têm sido recorrentes no local.  "Os trabalhadores estão em situação precária no sistema ferry boat, sofrendo assédio moral e sendo agredido por usuários, a empresa [ITS] não toma nenhuma atitude, fica na inércia, não contrata segurança para os trabalhadores”, explicou o sindicalista. 

Daniel Gonçalves, que está entre os funcionários agredidos, revelou como a situação aconteceu: “Três passageiros queriam acessar o serviço gratuitamente eu os impedir, então  ele vieram para cima de mim com agressões, tentei me defender, mas não consegui, fui agredido, estou quebrado, com muitas dores”, contou o trabalhador. 

Durante a assembleia, a classe anunciou que, caso a ITS não contrate nenhuma equipe de segurança até o próximo dia 15 de fevereiro, os trabalhadores entrarão em greve geral por tempo indeterminado. 

Em nota, a Internacional Travessias Salvador informou que há uma equipe de segurança que atua dentro das instalações, que se solidariza com os profissionais e que está em contato com o sindicato. 

Veja nota na íntegra: 

"A respeito do caso da agressão sofrida domingo (29) por funcionário no terminal do ferry-boat e a manifestação da categoria no dia de hoje, terça-feira (31), a Internacional Travessias Salvador informa que:
1. A empresa tem equipe de segurança que atua dentro das instalações, ainda assim, devido ao número de pessoas em momentos de maior demanda, vem realizando esforços para ampliar a segurança nas áreas dos terminais, inclusive com solicitação formal junto à Polícia Militar, que nos atende, na medida das possibilidades, dentro da parceria existente. 
2. O caso de agressão ocorrido recentemente foi pontual e fortuito, com os agressores identificados e detidos; eles estavam alterados por uso de bebida alcóolica, um caso de polícia. 
3. A empresa tem total solidariedade pela equipe de profissionais que trabalha nas áreas, em especial as de linha de frente, e atua para garantir sua segurança. Estamos em contato frequente com o sindicato, inclusive solicitando seu apoio, para entendimento e soluções que contemplem as questões aqui mencionadas
", destacou a empresa. 

Com informações do repórter Paulinho FP. 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM