Justiça ordena recontratação imediata de cubanos pelo 'Mais Médicos'

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

30 de janeiro de 2023 às 11h13

 | 

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Imagem de Justiça ordena recontratação imediata de cubanos pelo 'Mais Médicos'

A Justiça determinou que o governo federal recontrate médicos cubanos que participavam do programa Mais Médicos e que tiveram o programa interrompido em 2018, após Cuba encerrar o contrato com o Brasil, após a eleição de Jair Bolsonaro (PL) para a Presidência da República.

A decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, assinada pelo desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, contempla a 20ª turma do Mais Médicos e atendeu a um pedido da Associação Nacional dos Profissionais Médicos Formados em Instituições Estrangeiras e Intercambistas.

O desembargador pede que a União apresente em um prazo de dez dias um plano de execução para contratação dos profissionais do programa. 

Este é o primeiro passo para que o governo Lula retome o programa criado na gestão petista.

Em uma das suas primeiras entrevistas como ministra da Saúde, Nísia Trindade, declarou que o retorno do "Mais Médicos" era uma das prioridades do governo Lula.

A grave crise sanitária dos povos yanomamis foi incluída como justificativa da Justiça na decisão pela retomada do programa.

"O Programa Mais Médicos para o Brasil permite implementar ações de saúde pública de combate à crise sanitária que se firmou na região do povo indígena yanomami. Há estado de emergência de saúde pública declarado, decretado por intermédio do Ministério da Saúde", destacou Carlos Augusto Pires Brandão, desembargador... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2023/01/28/justica-manda-governo-recontratar-cubanos-para-o-mais-medicos.htm?cmpid=copiaecola

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM