Especialista em segurança pública, Felipe Freitas será secretário de Justiça e Direitos Humanos

Foto de Luiz Felipe Fernandez

Luiz Felipe Fernandez

Bahia

19 de dezembro de 2022 às 18h12

 | 

Foto: Vagner Souza/Salvador FM

Imagem de Especialista em segurança pública, Felipe Freitas será secretário de Justiça e Direitos Humanos

Com passagem em outras áreas do governo estadual e professor na UFBA de mestrado na área de segurança pública, o doutor e mestre Felipe Freitas foi escolhido como o novo secretário de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) da Bahia.

O anúncio foi feito pelo governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) durante coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (19), em Salvador. Foram confirmados 11 dos 26 nomes que vão compor a sua equipe.

Felipe é formado em Direito pela UEFS, ele atuou no governo estadual entre 2010 e 2011 como assessor técnico na área de igualdade racial e políticas públicas de juventude.

A SJDH nasce da extinção da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), divida entre a nova pasta e a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Social (SEADES), que terá como titular a ex-secretária de Promoção e Igualdade Racial, Fabya Reis.

O professor Felipe Freitas também foi coordenador nacional do Plano de Prevenção à Violência contra Juventude Negra do Governo Federal (2012 - 2014), Secretário Executivo do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (2015 - 2016), e assessor parlamentar na Câmara dos Deputados no mandato do deputado federal Luiz Alberto (PT/BA). 

Como consultor, atuou na Organização das Nações Unidas para Educação e Cultura (2010), Fundo de Populações das Nações Unidas (2015), Rede Justiça Criminal (2016) e junto ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (2016).

Entre 2019 e 2020 trabalhou junto ao Centro de Formação Jurídica e Judiciária do Governo de Moçambique elaborando diretrizes para o ensino de magistrados nas áreas de penas alternativas à pena de prisão. Desde 2020 atua na área de pesquisa do Observatório Direitos Humanos, Crise e Covid-19 que reúne dezenas de organizações da sociedade civil brasileira.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM