Aulas são suspensas em escola em território indígena após tiroteio assustar crianças

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Bahia

18 de agosto de 2022 às 10h16

 | 

Foto: Reprodução

Imagem de Aulas são suspensas em escola em território indígena após tiroteio assustar crianças

O Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba) denunciou, na quarta-feira (17),que indígenas da Aldeia Boca da Mata, de Porto Seguro, estão sofrendo ameaças e ataques de pistoleiros. Segundo o grupo, o motivo do conflito seria a disputa por terras. 

Em vídeo compartilhado nas redes sociais, uma mulher filma criança em uma escola da região, relatando o desespero de meninos e meninas com os tiros que podem ser ouvidos no local. Um projétil, inclusive, foi encontrado no campo.

"Alunos chorando, todo mundo ouvindo o tiroteio, é muita pressão para trabalhar dessa forma, sendo ameaçados por pistoleiros, fazendeiros. Crianças chorando, pedindo socorro sem saber para onde vai", diz a professora que grava o vídeo postado na página do Mupoiba no Instagram.

Ainda de acordo com o Mupoiba, os mandantes dos ataques seriam fazendeiros da região. O conflito teria começado quando a aldeia passou a reivindicar uma fazenda, que fica em uma área demarcada localizada na reserva Monte Pascoal e que aguarda homologação do Ministério da Justiça. 

De acordo com o movimento, cerca de 200 pessoas de diversas comunidades ao redor do Parque foram cercadas em uma área próxima à fazenda Brasília, local que está sendo reivindicado pelo povo Pataxó.
 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM