Dos palcos ao plenário: veja artistas baianos que são candidatos nesta eleição

Foto de Luiz Felipe Fernandez

Luiz Felipe Fernandez

Eleições 2022

17 de agosto de 2022 às 10h57

 | 

Foto: Montagem/Divulgação

Imagem de Dos palcos ao plenário: veja artistas baianos que são candidatos nesta eleição

A vida do artista no Brasil não é fácil, muito menos na Bahia. Para alguns, a popularidade conquistada com o passar dos anos pode levar a lugares para além da música e fazê-los trocar de vez os palcos pelo plenário, carregando consigo a bandeira da classe artística.

Este ano, muitos nomes podem dar adeus às casas de shows e tentar fazer história no púlpito da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) ou da Câmara Federal.

Entre cantores, compositores e os que se definem como músicos, são 26 candidatos.

Sem tantas aparições desde que deixou para trás o comando da banda 'Fantasmão', o cantor Edcity vai tentar, mais uma vez, se eleger deputado estadual, agora pelo PP. Em 2018, tentou uma vaga pelo PHS, e dois anos antes perdeu a disputa como vereador pelo mesmo partido, após cansar de puxar os trios pela Barra-Avenida e no Campo Grande.

Mais sumido ainda dos holofotes, o cantor Netinho, que tornou famosa a música 'Mila', composta por seu hoje desafeto Manno Góes, quer ser um dos bolsonaristas a adentrar na Câmara Federal. Com o nome 'Netinho da Bahia', ele é candidato pelo PL, mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro.

Após altos e baixos na carreira e na vida pessoal, o cantor Xexéu, ex-vocalista da Timbalada nos anos 90, também quer tomar novos rumos e subir nas 'asas de um passarinho' direto para a Câmara Federal pelo partido Patriota.

Já Sine Calmon, história viva do reggae de Cachoeira, no Recônvaco Baiano, quer mostrar que sua candidatura pelo PSOL não é só sinal de fumaça. O intérprete célebre de "Morrão Fumegante" quer pegar carona no 'trem do amor' e atrair o eleitorado que é fã de suas canções. 

Na mesma esteira, Lazzo Matumbi (Rede) quer exercer um mandato do 'jeito' que seus eleitores querem, do jeito que seus eleitores gostam. O músico é autor de canções eternizadas no imaginário popular baiano e da música reggae, como "Do Jeito que Seu Nego Gosta", "Alegria da Cidade" e "14 de Maio".

Cansado de ver a vida passar 'Esperando na Janela', o forrozeiro Targino Gondim quer participar ativamente na política como candidato a deputado federal pelo partido Republicanos.

Eleito vereador com mais votos em Feira de Santana em 2020, Fabrício Nunes, conhecido como 'Pancadinha', quer ir além das batidas e conquistar a sonhada cadeira na Alba.

Acostumados a misturar música e pregação, artistas baianos do mundo gospel também tentam se destacar na corrida eleitoral.

Direto de Alagoinhas, Milu Reis (Patriota) quer ser deputada estadual, assim como o Pastor Ary Mendes (SD), Claudionor Bausílio (DC), Angélica Lima (PDT), Gilmário Leal (Patriota) e Gérson Rufino (PSC) - todos evangélicos e artistas do gênero gospel.

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM