Grupo Botequim cobra investimento no samba baiano: “Só em momentos pontuais”

Foto de Luiza Nascimento

Luiza Nascimento

Entretenimento

08 de julho de 2022 às 17h47

 | 

Foto: Luiza Nascimento/Salvador FM

Imagem de Grupo Botequim cobra investimento no samba baiano: “Só em momentos pontuais”

Destaque entre as rodas de samba de Salvador, o Grupo Botequim reclama da falta de investimento do gênero aqui no estado baiano. Os músicos Ubirajara Paim e Roberto Ribeiro participaram do programa Bahia Notícias no Ar, da rádio Salvador FM, nesta sexta-feira (8) e afirmaram que os investimentos acontecem apenas em ocasiões específicas.

“Nunca teve, só em momentos pontuais. Ou é no Carnaval ou é no Dia do Samba, o resto do ano a gente sempre tem dificuldade, inclusive de espaço público para ocupar. O samba tem que tá na rua e o samba em Salvador, em certo momento, ele é muito perseguido, a gente não tem rodas livres em Salvador. Então a gente busca esses apoios que é necessário pra que a gente se mantenha, que mantenha a vida do sambista, que mantenha os projetos de samba na rua e a gente não tem esses investimentos. O samba não pode ser só lembrado no dia 2 de dezembro ou no Carnaval e em coisas pontuais e sim o ano inteiro porque o sambista faz samba o ano inteiro”, pontuou Roberto.

Apesar das dificuldades enfrentadas devido a falta de investimento, a cultura segue viva na capital baiana e há lugares onde o samba frequentemente se faz presente. “Esse espaço que foi aberto em Santo Antônio, ele foi aberto pelo próprio Grupo Botequim. Em Itapuã, onde eu moro e também onde o Botequim nasceu, tem muito samba bom, tem o Água de Pote, tem um espaço específico para o samba também, você tem um espaço cultural aberto para a comunidade e tem uma roda de samba uma vez por mês lá em Itapuã. Tem samba em Cajazeiras em tudo quanto é lugar, você tem samba no Subúrbio, Liberdade e no Garcia também tem samba”, listou o músico.

O grupo se apresenta no Santo Antônio Além do Carmo, na noite desta sexta, ao lado do Grupo Trivial. Durante o show, eles prometem uma novidade. “Estamos anunciando retorno do Botequim e o retorno do Trivial também, inclusive vamos anunciar hoje lá a nossa volta a partir do mês de agosto”, comemorou Ubirajara.

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM