Covid-19: Brasil perde duas crianças abaixo de 5 anos por dia, aponta estudo

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Saúde

28 de junho de 2022 às 14h25

 | 

Foto: Ascom/HCPA

Imagem de Covid-19: Brasil perde duas crianças abaixo de 5 anos por dia, aponta estudo

Uma média de duas crianças morrem diariamente por Covid-19 no Brasil. De acordo com um estudo divulgado pelo jornal Folha de São Paulo, o registro é entre crianças abaixo dos cinco anos, faixa etária que ainda não está elegível para a vacinação no país.

Entre 2020 e 2021, foram 1.439 óbitos nesse grupo, sendo que 48% eram de bebês entre 29 dias e um ano incompleto (pós-neonatal), uma média de 1,9 por dia. Já este ano, são cerca de 291 mortes abaixo dos cinco anos até o dia 11 de junho.

A análise foi realizada pelo Observa Infância, projeto ligado ao Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). Os números de 2020 e 2021 foram extraídos do SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade) e já passaram por revisão do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais de Saúde.

De acordo com a publicação, a região Nordeste respondeu registrou o maior número de mortes infantis pelo coronavírus, com 43,9% do total, em média. O Sudeste vem em seguida, com 24,5% dos óbitos. Em seguida, estão a região Norte (18,1%), Centro-Oeste (6,1%); e Sul (7,3%).

Os dados do Observa Infância levam em conta a Covid como causa básica da morte e também como causa contribuinte. Ou seja, a criança já tinha algum problema de saúde, como uma insuficiência cardíaca congênita, foi infectado pelo coronavírus, teve o quadro piorado e morreu.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM