Datafolha: 49% dizem que Bolsonaro fez menos do que poderia para investigar caso Bruno e Dom

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

26 de junho de 2022 às 14h47

 | 

Foto: Reprodução

Imagem de Datafolha: 49% dizem que Bolsonaro fez menos do que poderia para investigar caso Bruno e Dom

O governo Jair Bolsonaro (PL) fez menos do que poderia para investigar os assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips segundo a opinião de 49% dos brasileiros, que participaram da nova Datafolha. Os dados foram divulgados no último sábado (25), pela Folha de São Paulo.

O levantamento, feito na quarta (22) e quinta-feira (23), revela ainda que 27% dos entrevistados pensam o inverso, ou seja, acreditam que o governo fez tudo o que poderia para ajudar a esclarecer o caso, que é apurado pela Polícia Federal e pela Polícia Civil do Amazonas em busca de eventuais mandantes.

Para 18%, o governo fez o que poderia (nem a mais nem a menos); 6% dizem não saber opinar sobre a questão.

O Datafolha ouviu 2.556 pessoas acima dos 16 anos em 181 cidades. A margem de erro da pesquisa, contratada pela Folha e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 09088/2022, é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

As autoridades já prenderam três homens suspeitos pelas mortes. Foi a partir da confissão de culpa de um deles, o pescador Amarildo da Costa Oliveira, o Pelado, que a PF encontrou os corpos das vítimas, na região do Vale do Javari (AM).

A gestão Bolsonaro foi criticada não só por minimizar inicialmente a gravidade do episódio, mas também pela mobilização tímida nas buscas quando ainda se tratava de desaparecimento.

A pesquisa Datafolha mostrou ainda que o caso de Bruno e Dom ficou amplamente conhecido no país. Um total de 76% dos entrevistados diz ter conhecimento do episódio, sendo que 25% se consideram bem informados sobre ele. Já 24% das pessoas responderam que não souberam do ocorrido.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM