Deputados querem tirar teto de gastos do orçamento de 2023

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

26 de junho de 2022 às 10h02

 | 

Foto: Divulgação

Imagem de Deputados querem tirar teto de gastos do orçamento de 2023

Deputados federais se organizam para inserir um trecho na Lei de Diretrizes Orçamentárias referente ao ano de 2023 que desobriga o governo a cumprir o teto de gastos. As informações são da coluna de Guilherme Amado, para o portal Metrópoles.

Tanto o ex-presidente Lula (PT) quanto o atual, Jair Bolsonaro (PL), que lideram as pesquisas de intenção de voto, já declararam publicamente descontentamento com a política de teto de gastos implementada por meio de uma proposta de emenda à Constituição no governo de Michel Temer. O teto é uma regra criada para controlar a dívida pública, e que limita o aumento de gastos públicos de acordo com quanto foi a inflação.

Na Câmara, Hugo Leal (PSD), que foi relator-geral do orçamento de 2022, é um dos principais articuladores contra o teto.

A LDO será votada no começo do segundo semestre e passa pelo crivo tanto da Câmara dos Deputados quanto do Senado. Ela estabelece diretrizes para a confecção da Lei Orçamentária Anual (LOA), contendo metas e prioridades do governo federal, despesas de capital para o exercício financeiro seguinte, alterações na legislação tributária e política de aplicação nas agências financeiras de fomento. Também fixa limites para os orçamentos do Legislativo, Judiciário e Ministério Público.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM