Zelito Miranda critica descaracterização do São João: “Como você quer que o turismo veja nossa cultura com Alok?”

Foto de Marina Araújo e Juliana Nobre

Marina Araújo e Juliana Nobre

Entretenimento

20 de maio às 13h50

 | 

Foto: Juliana Nobre/Salvador FM

Imagem de Zelito Miranda critica descaracterização do São João: “Como você quer que o turismo veja nossa cultura com Alok?”

O cantor Zelito Miranda criticou as gestões municipais que estão convidando grandes artistas de outros cenários para as festas de São João na Bahia. Segundo o forrozeiro, o turista vem para a celebração querendo conhecer a cultura, que acaba sendo descaracterizada com ritmos que não fazem parte da história junina.

“Eu sou o cara mais aberto do mundo. Fiz escola de música, sou compositor de uma cantata, São Gonçalo de Cana Brava, e comecei fazendo música nordestina, cantei em trio elétrico, tem uma estrada eclética. Mas quando se fala de São João, não por musicalidade, o que eu entendo é que é uma festa diferente de outras festas como Réveillon e Carnaval. O São João tem uma história, tem duas partes: o sacro e o profano, e traz consigo diversos valores como comida, bebida, música e danças próprias”, iniciou Zelito, que foi o entrevistado do Bahia Notícias no Ar, da Salvador FM, nesta sexta-feira (20).

O artista baiano ainda cita como exemplo o DJ Alok, confirmado no São João de Serrinha. Para Miranda, é um absurdo tirar o foco cultural da festa, acreditando que artistas de diferentes nichos podem fazer parte, mas que o percentual deve ser ponderado.

“Quando você sai também das quatro linhas, você coloca Alok, por exemplo, em uma cidade do interior, um absurdo. Falar isso é delicado, eu adoro o artista, mas gosto no Réveillon, em uma festa privada, mas no São João não combina, você tira o foco. Precisa ter 70%/80% de cultura junina porque fica feio. Como você quer que o turismo veja nossa cultura com Alok? O turista quer ver nossas raízes. Quando você tira essas características do nosso São João você perde, todos devem tocar mas não deve ser descaracterizado”, afirmou.

Zelito é uma das atrações do Forró no Parque, no Largo Pedro Arcanjo, no Pelourinho, neste domingo (11). O evento acontece às 11h e terá três convidados: Trio Nordestino, Emerson Queiroz e Jairo Barbosa.

Programas

Ver mais

Imagem de Madruga Salvador

Madruga Salvador

Agora, às 00h00
26 de junho
Imagem de Samba Salvador

Samba Salvador

Jota Zô

Depois, às 06h00
26 de junho
Imagem de Salvador Mania de Pagode

Salvador Mania de Pagode

Jean Nanico

Depois, às 10h00
26 de junho
Imagem de Sucessos Salvador

Sucessos Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 14h00
26 de junho
Imagem de São Sete

São Sete

Ivis Macêdo

Depois, às 17h30
26 de junho
Imagem de Toca Tudo

Toca Tudo

Jota P

Depois, às 18h00
26 de junho
Imagem de Saideira

Saideira

Jota P

Depois, às 22h00
26 de junho