Verão Salvador: Confira cuidados específicos com a pele negra para esse período

Foto de Luiza Nascimento

Luiza Nascimento

Verão Salvador

28 de fevereiro de 2022 às 12h39

 | 

Foto: Reprodução/Youtube

Imagem de Verão Salvador: Confira cuidados específicos com a pele negra para esse período

Além da estética, os cuidados diários com a pele são fundamentais para a saúde e o envelhecimento saudável. No verão, o risco de doenças é agravado, em decorrência da exposição excessiva aos raios solares. O Portal Salvador FM conversou com a dermatologista Marília Acioli para entender os fatores de riscos e cuidados específicos durante o período, sobretudo para a pele negra.

A concentração de melanina presente nesse tipo de pele e a presença de colágeno mais acentuado, leva ao entendimento precoce de que os cuidados não são fundamentais. “Têm alguns tipos de manchas, como melanose solar ou o próprio melasma, que também têm mais chances de acontecer nesse perfil de pele negra e, portanto, a gente não pode abrir mão do protetor solar”, explicou a dermatologista.

Além das manchas, Acioli destaca o risco de câncer de pele, que deve ser evitado, ainda durante a infância. “O sol que a gente toma na infância, também vai interferir com essa tendência de desenvolver câncer de pele na vida adulta ou na fase idosa”.

É importante também tomar cuidado com os procedimentos estéticos nessa época do ano, principalmente porque a pele negra é mais sensível ao uso de laser. “A pele negra tem que evitar procedimentos que inflamem a pele, por exemplo, laser, microagulhamento no verão, porque a exposição ao sol vai aumentar a chance de mancha no pós-procedimento”, disse Marília.

Confira a matéria completa abaixo:

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM