Verão Salvador: Turismo na Bahia demonstra crescimento neste final de ano

Foto de Brenda Lua Ferreira

Brenda Lua Ferreira

Verão Salvador

24 de dezembro de 2021 às 07h20

 | 

Foto: Brenda Lua Ferreira / Salvador FM

Imagem de  Verão Salvador: Turismo na Bahia demonstra crescimento neste final de ano

O volume das atividades turísticas na Bahia aumentou 176,5% no 2º trimestre de 2021 comparado com o mesmo trimestre de 2020, segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), divulgados no final de novembro. O resultado reflete o crescimento da retomada das atividades econômicas no estado, após o período de paralisação por causa da pandemia da Covid-19. 

De acordo com o secretário do Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, o crescimento se justifica com as medidas que o governo do estado tem tomado no controle da pandemia. "Toda vez que a pandemia teve um incremento no número de casos, houve uma queda na atividade turística, e agora que estão diminuindo os números de contaminações e com o avanço da vacinação, o turismo volta a se recuperar". Bacelar afirma ainda que outras entidades como o Trade Turístico, também colaboram para este crescimento. 

Em Salvador, a taxa média de ocupação de hospedagem foi de 31,6% - número promissor em relação aos 13,9% do mesmo período em 2020. Vale ressaltar que, apesar dos avanços, o setor de turismo opera ainda com capacidade ociosa em relação a 2019. Durante a pandemia, 16.346 postos de carteira assinada foram suspensos.

"Nosso setor sofreu muito com a pandemia. Mas temos conseguido retomar as atividades e os empregos estão sendo paulatinamente retomados. Se olharmos nos dados, hoje o volume de pessoas contratadas é maior do que o de pessoas desempregadas", explicou o secretário.

A Bahia é o quinto estado no ranking nacional na adesão do Selo Turismo Responsável. A chancela é conferida a locais que se comprometem a cumprir protocolos de prevenção à covid-19. A iniciativa foi lançada em 2020, colocando o Brasil entre os 10 primeiros países do mundo a implementar protocolos sanitários para o turismo.

"Podemos dizer que o crescimento é constante. Por causa do verão, onde contamos com 1.100 km de faixa litorânea, o aumento deve ser maior de dezembro a janeiro. A nossa expectativa é que esse aumento seja muito superior à época da pré-pandemia", concluiu Bacelar. 

Veja a matéria completa abaixo: 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM