Embora admita dificuldades na eleição proporcional deste ano na capital baiana, a presidente estadual do Cidadania, Isabela Sousa, acredita que o partido poderá surpreender nas urnas.
De acordo com a dirigente, há uma "disputa muitas vezes desleal" em bairros da cidade, inclusive por força do poder econômico de alguns postulantes. Ainda assim, ela acredita que a federação com o PSDB fará mais do que a meta de eleger cinco vereadores.
"O Cidadania foi muito bem montado. [...] Nós estamos dando condições para os candidatos brigarem de igual para igual com os vereadores de mandato. Então, hoje, no Cidadania em Salvador, além da minha candidatura, a gente tem a candidatura de um grande candidato que é o Lourival Evangelista, que vem do Subúrbio e também tem grandes chances de assumir uma cadeira na Câmara Municipal. [...] Na federação, acho que a gente tem 12 candidatos fortes e faz mais do que cinco, inclusive. Acredito que o Cidadania está brigando por duas cadeiras dentro da federação", projetou Isabela, em entrevista ao programa Fora do Plenário, da Rádio Salvador FM.
Com atuação em localidades como Campinas de Pirajá, Marechal Rondon, Boa Vista do Lobato e Alto do Cabrito, a presidente do Cidadania avalia ainda uma "tendência" de os moradores escolherem representantes locais no pleito de outubro. Por isso, aposta em uma renovação acima dos 16% apontados na enquete aplicada pelo Blog do Vila com os integrantes da atual legislatura.
"Eu estou com uma expectativa um pouquinho melhor, acreditando um pouquinho mais nessa renovação. Tenho visto bons trabalhos de lideranças comunitárias, que têm se destacado, e percebido, por morar em comunidade, que as pessoas estão cada vez mais conscientes do seu voto. Acredito que esse ano vão até tentar a compra de votos, mas eu acho que muita gente vai votar realmente nas pessoas que estão fazendo a diferença nas comunidades", avaliou.
Suplente do Cidadania, Isabela Sousa chegou a assumir o mandato por quatro meses, entre julho e novembro de 2022, durante o período em que o vereador Joceval Rodrigues, hoje no MDB, esteve na Câmara dos Deputados, devido à licença do titular Abílio Santana. Aos 26 anos, à época, ela foi a mais nova vereadora a conquistar o feito no Legislativo soteropolitano.
Confira a entrevista na íntegra: