Após relatório de correição feita pelo CNJ, Presidência do TJ-BA aponta melhorias no funcionamento do Judiciário baiano

Foto de Redação Portal Salvador FM

Redação Portal Salvador FM

Justiça

27 de agosto de 2024 às 17h11

 | 

Foto: Divulgação

Imagem de Após relatório de correição feita pelo CNJ, Presidência do TJ-BA aponta melhorias no funcionamento do Judiciário baiano

Em nota divulgada nesta terça-feira (27), a Presidência do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) informou tem adotado todas as providências e sugestões do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), provenientes da correição extraordinária, realizada no período de 9 a 12 de julho. 

De acordo com informações veiculadas pelo site Bahia Notícias, a correição extraordinária constatou “total ineficiência” da 5ª Vara da Fazenda Pública de Salvador no que diz respeito à tramitação dos processos em prazo razoável. Além disso, a corregedoria do CNJ pediu ao Judiciário baiano que elaborasse um plano para instalação de um cartório unificado para atender as 6ª, 7ª e 8ª Varas da Fazenda Pública da capital. O 'pente fino' realizado no TJ-BA teria ocorrido após uma inspeção ordinária feita em abril. 

De acordo com a Presidência da Corte baiana, o Judiciário colocou todos os setores e todas as unidades judiciais e administrativas à disposição dos conselheiros durante o período da correição extraordinária. 

"A Mesa Diretora do Judiciário vem cumprindo os prazos estabelecidos no relatório do CNJ e, também, se antecipou, adotando providências imediatas as quais foram encaminhadas para o CNJ, inclusive com o plano de ações e metas estabelecidas. Cabe salientar, também, que o TJBA, presidido pela Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, registrou um crescimento da produtividade no ano de 2024, ainda que o número de processos novos tenha aumentado. Considerando o período de janeiro a julho, houve um aumento de 23% na quantidade de processos baixados, passando de 1.084.227 em 2023 para 1.331.964 no ano atual", diz um trecho da nota emitida pela Presidência do TJ-BA. 

Ainda conforme a nota, houve um ganho expressivo de produtividade na atual gestão em relação ao número de julgamentos, que subiu 32%, enquanto a quantidade de decisões proferidas aumentou 34%. "Já o total de processos novos cresceu 11%. Tais dados referem-se ao período de janeiro a julho, no comparativo entre 2023 e 2024, e são aferidos pela Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan) do TJBA. Na oportunidade, vale ressaltar que os principais propósitos desta gestão consistem em fortalecer as ações institucionais e melhorar o desempenho do Judiciário baiano, a fim de atender às demandas dos jurisdicionados. Tais propósitos estão firmados conforme as 15 diretrizes estabelecidas pela Presidência do TJBA deste biênio 2024/2026", contextualizou.

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM