Giovani Damico explica motivo de candidaturas separadas de partidos de esquerda

Foto de Evilásio Júnior

Evilásio Júnior

Blog do Vila

12 de agosto de 2024 às 06h00

 | 

Foto: Vagner Souza / Salvador FM

Imagem de Giovani Damico explica motivo de candidaturas separadas de partidos de esquerda

O pré-candidato do PCB à Prefeitura de Salvador, Giovani Damico, explicou o porquê de, em sua opinião, os partidos de esquerda lançarem projetos distintos na eleição deste ano. 

Além dele, que tem como vice a correligionária Cheyenne Ayalla, outros quatro postulantes da ala ideológica foram oficializados em convenções: Kléber Rosa (PSOL), Eslane Paixão (UP) e Victor Marinho (PSTU).

De acordo com o comunista, o principal motivo é a legislação eleitoral que, em sua avaliação, é "muito pouco democrática". 

"Ela, inclusive, até na questão das federações, empurra os partidos para uma dinâmica que impede, no final das contas, que você trabalhe com nossa própria cara e com nossas próprias ideias. Porque, se você não tem tantos na bancada, você não tem fundo partidário, não tem direito a propaganda e aí a gente acaba tendo uma situação muito desigual. A gente tem muito menos tempo e muito menos recursos", declarou, em entrevista ao programa Fora do Plenário, da Rádio Salvador FM.

No entanto, segundo Damico, há "outros momentos" para ser construída a unidade. "A gente tem feito esses momentos em lutas diversas, seja pela educação, nas ruas, pelas vacinas e várias outras que vão aparecendo, e a gente vai se aglutinando. A gente tem diferenças de projetos, do que fazer da nossa cidade, de como tentar gerir e de como nos relacionarmos com a sociedade e com a imprensa. São muitas diferenças que a gente acha que precisam ser discutidas e, se a gente parte de uma situação tão desigual, do ponto de vista democrático, a gente acaba entendendo que é uma hora de falar com a população e mostrar essa diferença. A gente aproveita esse momento para mostrar a cara do PCB para todo mundo conhecer", afirmou.

No pleito de 2020, o PCB e a UP apoiaram a candidatura do deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) ao Palácio Thomé de Souza. O PCO teve Rodrigo Pereira como prefeiturável e o PSTU não entrou na disputa majoritária.

Confira a entrevista na íntegra:

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sacode Salvador

Sacode Salvador

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM