Eslane defende fim do lucro no transporte público de Salvador e avisa: 'Existe uma mulher candidata nessa eleição'

Foto de Evilásio Júnior

Evilásio Júnior

Blog do Vila

08 de agosto de 2024 às 06h00

 | 

Foto: Evilásio Júnior

Imagem de Eslane defende fim do lucro no transporte público de Salvador e avisa: 'Existe uma mulher candidata nessa eleição'

Única mulher candidata a prefeita de Salvador, Eslane Paixão (UP) criticou a escolha de seus adversários de colocar mulheres como vices em suas chapas. Se o atual gestor, Bruno Reis (União Brasil), manteve Ana Paula Matos (PDT) na corrida pela reeleição, Geraldo Júnior (MDB) tem a companhia de Fabya Reis (PT) na campanha e mesmo o PSOL lançou Kléber Rosa, com Mira Alves ao seu lado.  

Até hoje, a capital baiana elegeu apenas uma gestora feminina em toda a sua história, a atual deputada federal Lídice da Mata (PSB), em 1992. "Um extremo absurdo. Não dá para você colocar as mulheres em papel de figuração na nossa cidade, que é majoritariamente de mulheres e de mulheres negras. Dizem que vão falar em nome dessas mulheres, mas não sofrem. Não passam pelo o que a gente passa", criticou a postulante, em entrevista ao programa Fora do Plenário, da Rádio Salvador FM.

Eslane ainda mandou um recado para o eleitorado feminino: "Existe uma mulher candidata nessa eleição. Uma mulher negra que tem não só lugar de fala. [...] Nós, mulheres negras, sofremos todos os dias nessa cidade. Hoje, não tem projeto, não tem perspectiva e não tem, de fato, vontade política. Propostas todos eles têm, mas, na hora H, a gente sabe muito bem qual o lado que esses que hoje se propõem a governar a nossa cidade ficam. Não é do nosso lado, da população que mais precisa, de pessoas como eu", comparou. 

Entre as suas propostas, caso seja eleita, está a redução da tarifa do transporte público municipal, de forma que o valor não ultrapasse 5% do salário mínimo mensalmente. "O lucro no transporte público tem que ser extinto. A realidade é que a passagem em Salvador não é uma das mais caras do Nordeste fruto do acaso, e sim fruto do interesse do empresariado, que é colocado acima da qualidade do nosso ir e vir. Por isso a gente defende a estatização do transporte coletivo", considerou.

Na conversa, ela também protestou pelo fato de não ser convidada para os debates nas emissoras de rádio e TV e assegurou que o seu compromisso é com a população menos favorecida. "A gente quer construir um projeto, de fato, coletivo. Não é um projeto meu, de Eslane, mas sim de nossa militância, dos nossos amigos e familiares", disse.

Confira a entrevista na íntegra:

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sacode Salvador

Sacode Salvador

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM