Grupo Botequim homenageia centenário de Batatinha com roda de samba na sexta-feira

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Entretenimento

07 de agosto de 2024 às 16h39

 | 

Foto: 

Imagem de Grupo Botequim homenageia centenário de Batatinha com roda de samba na sexta-feira

O grupo Butequim homenageia centenário de Batatinha com roda de samba, na próxima sexta-feira (9), no pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo, às 21h. O compositor brasileiro que está na história musical do país como um dos maiores nomes do samba nascido na Bahia, Oscar da Penha, conhecido como Batatinha, faria 100 anos no dia 5 de agosto, para garantir o ingresso, basta acessar este link. 

Passagens da vida do mestre Batatinha e muitas das suas canções irão inspirar o repertório do Grupo Botequim na roda de samba comemorativa a esse gênio da música brasileira. Para Roberto Ribeiro, compositor, cavaquinista e fundador do Grupo Botequim, o tamanho de Batatinha no cenário do samba é imensurável e este será mais um grande momento do grupo dedicado a ele.

“A sua obra está viva e sendo reverenciada, sobretudo nesse centenário. Neste mês de agosto, muitos artistas irão homenagear o seu legado pelo Brasil. Em São Paulo, Fabiana Cozza está levando Nelson Fino para exaltar a obra de Batatinha. Adriana Moreira também, lembrando que ela já gravou um disco em homenagem a ele. Enfim, esse centenário é um marco para quem está atento à história do samba no Brasil e na Bahia, e para quem sabe da importância da liderança desse mestre que representou tão bem povo preto, o povo de luta. É missão do Botequim manter essa chama acesa”, realça.

A primeira composição de Batatinha foi “Inventor do Trabalho” (1946), e a primeira música gravada foi “Jajá da Gamboa” (1954), parceria com José Bispo. O primeiro disco só aconteceu em 1969. Uma das suas famosas canções “Diplomacia” (1977) (parceria com J. Luna) foi escolhida pelo cineasta Glauber Rocha para o curta-metragem Barravento. Batatinha também foi gravado por Maria Bethânia em seu primeiro disco, em 1965. Paulinho da Viola é um dos grandes entusiastas da sua obra.

Programas

Ver mais

Imagem de Madruga Salvador

Madruga Salvador

Agora, às 00h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM