PT Bahia realiza Encontro de pré-candidatas para aumentar ocupação das mulheres nos espaços de poder

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

16 de junho de 2024 às 14h44

 | 

Foto: João Valadares

Imagem de PT Bahia realiza Encontro de pré-candidatas para aumentar ocupação das mulheres nos espaços de poder

A Secretaria de Mulheres do PT Bahia promoveu neste domingo (16), no hotel Fiesta, em Salvador, o Encontro de pré-candidatas, que contou com a participação de postulantes às eleições municipais deste ano, membros dos diretórios estadual e municipais e de parlamentares. O objetivo do evento é estimular uma maior ocupação das mulheres nos espaços de poder, preparando as petistas para garantir candidaturas viáveis, competitivas e vitoriosas. Até o momento, o partido conta com mais de 600 pré-candidatas a vereadora, 44 pré-candidatas a prefeita e cerca de 20 a vice-prefeita. 

“São números que estamos não só superando a eleição de 2020, quando tivemos 450 candidatas a vereadora e 44 a prefeitas, e ainda estamos no prazo para que os diretórios municipais apresentem novas pré-candidaturas femininas. Mas acreditamos que devemos chegar a 800 pré-candidatas", destacou a secretária de Mulheres da legenda, Liliane Oliveira. “Criar condições políticas para alterar de fato a fotografia do poder. Não tem história do PT sem a história das mulheres do PT, não é só a nossa bandeira, a gente fortalece a luta democrática no país”, acrescentou a dirigente. 

Autora de diversos projetos voltados para as mulheres, a deputada estadual Neusa Cadore afirmou que a sub-representação feminina na política é preocupante e que é preciso estimular uma maior participação das mulheres nesses espaços de poder, como o PT vem fazendo. “Temos 12% no executivo e cerca de 16% no legislativo. É um número muito pequeno, considerando todos os avanços que as mulheres conquistaram ao longo de décadas. Este ano é muito importante, o ano de eleição é muito importante. O Partido dos Trabalhadores está conseguindo abraçar o desafio de fazer deste momento o que a gente quer: a oportunidade de ampliar a nossa participação nos espaços de poder”. 

A prefeita de Lauro de Freitas pelo PT, Moema Gramacho, também criticou a disparidade entre o número de homens e mulheres na política e destacou que as mulheres estão preparadas para assumir cargos no executivo e no legislativo. “As mulheres são mais da metade da população e mãe da outra metade, entretanto ainda são minoria nos espaços de poder, nos espaços legislativos. Então, nós precisamos reverter isso. As mulheres hoje estão preparadas para ocuparem os espaços de poder, para garantir melhores condições de vida para a população de uma forma geral. Portanto, fico muito feliz cada vez que vejo uma mulher sendo pré-candidata, seja a prefeita, seja a vereadora, porque são as mulheres se empoderando para chegarem ao poder”, afirmou Moema. 

Secretária da Educação do Governo do Estado, Rowenna Brito elogiou a iniciativa do PT Bahia para formar, construir e debater políticas públicas com as pré-candidatas às eleições municipais de 2024. “Esse espaço é muito importante porque precisamos fortalecer as nossas companheiras. Os espaços de poder foram historicamente ocupados pelos homens, e nós nos organizamos e estamos dizendo para eles que esse espaço é também um espaço nosso”, disse a secretária, ao comemorar a oportunidade de discutir, orientar e construir políticas públicas com as pré-candidatas para a elaboração dos programas de governo participativos. 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM