Afonso Florence fala sobre a retirada da duplicação da Estrada do Derba do Novo PAC

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Yuri Abreu e Vinícius Ribeiro

Política

16 de junho de 2024 às 00h00

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Foto: Vagner Souza/Salvador FM

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Com a retirada da duplicação da Estrada do Derba (BA-528) da lista do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC Seleções (Novo PAC), do Governo Federal, a execução da obra volta a depender dos recursos do governo estadual. O empreendimento é esperado por quem utiliza a rodovia diariamente e sofre com congestionamentos crônicos.   

Em conversa com o Portal Salvador FM, o secretário da Casa Civil do governo Jerônimo Rodrigues, Afonso Florence, falou do Tramo Sul, que vai estender o sistema metroviário até o Campo Grande, no Centro de Salvador, e sobre o aporte para a ampliação da BA que liga Águas Claras, BR-324 e o Subúrbio - obra que estará atrelada ao novo modal VLT.  

"Na Estrada do Derba, será uma duplicação com o VLT, está mantida a duplicação. Só não está mais o nosso pedido de recurso no PAC para a duplicação. Nós pedimos recursos para o metrô Campo Grande, que chamamos de Tramo Sul. E, óbvio que se não solicitamos mais a duplicação da Estrada do Derba, protocolamos um pedido de transferência desses valores, apresentamos a documentação, toda ela, ao Ministério dos Transportes, na Caixa, e já temos o projeto pronto do Tramo Sul", iniciou Florence, durante a solenidade de assinatura de ordem de serviço para reinício das obras do VLT, na sexta-feira (14).

Ainda conforme o secretário, o objetivo é fazer a obra do VLT com recursos próprios, com dois pontos de integração à rede do metrô, na estação de Águas Claras e na estação do Bairro da Paz. "Metrô e VLT integrados em duas estações. Consideramos pelos estudos que essa era a melhor alternativa", pontuou. 

Programa integrado de mobilidade

De acordo com o governo estadual, o novo edital do VLT, lançando em dezembro de 2023 pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio da Companhia de Transportes do estado da Bahia (CTB), prevê investimentos da ordem dos R$ 3,2 bilhões dentro de um programa integrado de mobilidade.

O empreendimento inclui as obras civis de implantação e o sistema de energia, além da duplicação de 7,5km da rodovia estadual BA-528 (Estrada do Derba), a implantação de Via Alimentadora Parque de São Bartolomeu, com 7,1 Km, além da recuperação de edifício da antiga Fábrica São Brás, fechada em 1959, no bairro de Plataforma, no Subúrbio, e a iluminação pública para o sistema viário e arredores da implantação do VLT. 
 

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