Rui Costa quer ex-secretário da sua gestão na BA na presidência da Petrobrás, diz jornal; ministro reage

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

20 de novembro de 2023 às 11h57

 | 

Foto: Divulgação/Governo Federal

Imagem de Rui Costa quer ex-secretário da sua gestão na BA na presidência da Petrobrás, diz jornal; ministro reage

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, quer que o ex-secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, seja o novo presidente da Petrobras. O ex-governador da Bahia deve apresentar a sugestão ao presidente Lula (PT) ainda nesta semana.

De acordo com a colunista Malu Gaspar, d'O Globo, Costa e o atual chefe da estatal, Jean Paul Prates, vem travando uma espécide de guerra interna há alguns meses. Atualmente, Cavalcanti é secretário do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e considerado homem de confiança do petista.

Essa disputa, além dos dois, envolve o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, que estaria do lado de Rui Costa. Desta forma, o fato de o titular da Casa Civil estar apresentando alternativas a Lula é um sinal de que o ex-governador da Bahia acredita que Jean Paul Prates pode, em breve, deixar o cargo.

Entenda

Ainda de acordo com Malu Gaspar, a briga entre o presidente da Petrobras e os ministros de Lula tem duas facetas. Na pública, Alexandre Silveira vem cobrando Jean Paul Prates para baixar o preço dos combustíveis para acompanhar a recente queda no valor internacional do barril de petróleo e a desvalorização do dólar.

O chefe da Petrobras, por sua vez, respondeu no final de semana pelas redes sociais que “não faz sentido agir por impulso ou açodamento” e escreveu que se o MME quiser “orientar a Petrobras a baixar os preços de combustíveis diretamente”, será necessário seguir tanto a Lei das Estatais e as regras do Estatuto Social da companhia.

Já nos bastidores, em reuniões internas e em discussões via mensagens e telefonemas, o foco da disputa é a proposta da diretoria para transição energética que faz parte do plano estratégico para os próximos cinco anos, que prevê aplicar mais de R$ 5 bilhões em energia eólica, em terra e em alto mar.

Reação

Rui Costa utilizou as redes sociais para se manifestar com relação à reportagem do jornal carioca. Em uma rede social, ele escreveu: “Apesar de ser citado nesta matéria, quero informar que não fui procurado e nem ouvido antes da publicação. As informações citadas com meu nome não são verdadeiras”, escreveu o ministro.

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de BN Na Bola

BN Na Bola

Emídio Pinto, Ulisses Gama e Nuno Krause

Depois, às 20h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 21h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 22h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM