TSE bloqueia fundo eleitoral de presidenciável preso por corrupção

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Eleições 2022

19 de agosto de 2022 às 16h19

 | 

Foto: Flickr/ Agência Senado - Valter Campanato/Agência Brasil

Imagem de TSE bloqueia fundo eleitoral de presidenciável preso por corrupção

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Horbach, atendeu ao pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) e cortou o acesso de Roberto Jefferson (PTB) aos fundos eleitoral e partidário para campanha. O MPE também recomenda o indeferimento do registro da candidatura de Jefferson. A impugnação ainda será julgada pelo tribunal. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

O MP argumenta que mesmo tendo sido liberado da prisão em regime semiaberto por condenação no escândalo do mensalão, Roberto Jefferson segue inelegível até dezembro de 2023. O candidato à Presidência ainda cumpre prisão domiciliar, por decisão do ministro Alexandre de Moraes no inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) das milícias digitais.

O PTB formalizou no último dia 1º a candidatura de Jefferson, com a justificativa de ampliar as opções de eleitores de direita e conter parte dos ataques da esquerda ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

O agora candidato à presidência foi pivô do escândalo do mensalão.

Em junho de 2005, concedeu uma entrevista à Folha na qual delatou o esquema de corrupção organizado pelo PT por meio de pagamentos mensais para corromper parlamentares e garantir apoio ao governo Lula (PT) no Congresso em 2003 e 2004.

Ele foi preso em fevereiro de 2014 e condenado a 7 anos e 14 dias de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O petebista foi liberado em maio de 2015 para cumprir pena em prisão domiciliar.

Em março de 2016, o STF concedeu perdão das penas de Jefferson e de mais cinco condenados no mensalão. A decisão, porém, não extinguiu a inelegibilidade do petebista, afirma o MPE.

Roberto Jefferson tornou-se ferrenho apoiador de Bolsonaro. O candidato do PTB foi preso em agosto de 2021 em operação da PF autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes no âmbito da investigação que apura suposta organização criminosa atuando nas redes sociais para atacar a democracia.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM