Seman realizou 45 mil serviços em árvores este ano em Salvador

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Salvador

05 de agosto de 2022 às 19h24

 | 

Foto: Divulgação

Imagem de Seman realizou 45 mil serviços em árvores este ano em Salvador

A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) vem promovendo, de forma continuada, a manutenção da vegetação de Salvador, realizando ações de vistoria, paisagismo, podas e supressões, em toda a cidade. De janeiro e julho deste ano, a Seman realizou 45 mil serviços de poda e supressão na capital. 

Nesta sexta-feira (5), equipes do órgão estiveram na Rua Rio Cambonas, em Castelo Branco, onde uma figueira foi suprimida a pedido da população.

O secretário da Seman, Luciano Sandes, estima que em 2022 sejam executadas mais de 70 mil ações deste tipo, em todos os bairros da cidade. 

“A poda das árvores e a limpeza das palmáceas fazem parte de um importante conjunto de ações preventivas que são realizadas pela Secretaria de Manutenção, pois evitam a ocorrência de acidentes provocadas por queda de galhos e hastes, além de outras questões atreladas à segurança, como a melhoria da iluminação pública e melhor visibilidade das placas de trânsito”, avalia. 

Cuidado

As árvores que são suprimidas costumam apresentar estrutura vulnerável ao tombamento. A Seman avalia a retomada das ações de um núcleo, para realizar o monitoramento e diagnóstico arbóreo da cidade, agregando a tecnologia de sistemas de monitoramento em tempo real. A utilização de instrumentos como o penetrógrafo e o tomógrafo, já existentes na secretaria, além do incremento de equipes de execução, reforçariam as ações do núcleo. 

O trabalho de manutenção das áreas verdes da cidade ocorre, diuturnamente, em algumas vias. Em locais de grande movimentação, o procedimento é feito no período noturno, a exemplo das avenidas Antônio Carlos Magalhães, Mário Leal Ferreira (Bonocô) e General San Martin. 

Solicitação

A população pode solicitar o serviço de manutenção de áreas verdes, em vias públicas da cidade, através do telefone 156, do portal www.falasalvador.ba.gov.br e presencialmente, nas Prefeituras-bairro. É possível também realizar a solicitação pelo aplicativo Fala Salvador. 

Após a solicitação, em um prazo de até 45 dias, o corpo técnico da Seman, formado por engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e biólogos, realiza a vistoria para avaliação do serviço a ser realizado. Para maior eficiência, as podas são executadas com o auxílio de motosserras e motopodas, além de caminhão com caçamba elevatória.