Editorial: Qual o papel da comunicação da OAB-BA? Chantagear emissoras de rádio?

Foto de Editorial

Editorial

Bahia

04 de agosto de 2022 às 12h06

 | 

Foto: Rádio Salvador FM

Imagem de Editorial: Qual o papel da comunicação da OAB-BA? Chantagear emissoras de rádio?

Que os tempos que vivemos são estranhos, poucas pessoas têm dúvidas. Mas ainda há fatos que nos fazem ter sobressaltos de espanto. Um deles aconteceu ontem, com a Salvador FM. A direção de jornalismo deste veículo fora procurada por prepostos da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia (OAB-BA), que questionavam a cobertura feita pelo jornalista Alexandre Galvão sobre os fatos que envolvem a gestão da atual presidente Daniela Borges. 

A alegação de parcialidade veio acompanhada de uma espécie de "dossiê", com fotografias do jornalista - tiradas sem sua autorização - além de “prints” de suas redes sociais e declarações em meios eletrônicos. Fatos que apequenam a OAB-BA e fazem a instituição, líder na defesa da democracia, mais parecer com grupelhos que atentam contra o Estado Democrático de Direito. 

É de se estranhar que, com tantas demandas da classe, a OAB-BA tenha dispensado tamanha energia na tentativa de silenciar um membro da imprensa - sob a falsa alegação de cobertura enviesada. Alegação essa que ignora todas as notícias tidas como "positivas" sobre o atual grupo que está à frente da ordem. Reconhecida como uma instituição que pavimentou o caminho da boa convivência, a OAB-BA, com esse ato, ignora toda sua caminhada e faz uma curva estranha e perigosa que flerta com o autoritarismo, dando um recado que soa como intimidação.

A Salvador FM preza pela lisura dos processos, pelo jornalismo ético, e reconhece a importância da OAB-BA. Por isso realizou o primeiro debate entre os candidatos da Ordem convidando a então postulante ao cargo, Daniela Borges, esta que não se prestou à ética de, ao menos, responder à solicitação desta rádio. 

Desta forma, não aceitará, de forma alguma, assédio contra seus profissionais. Todas as atividades desenvolvidas pelo jornalista em questão sempre foram comunicadas à direção do veículo. 

Certa de que os ataques irão cessar, a direção da rádio presta solidariedade ao jornalista Alexandre Galvão.

Programas

Ver mais

Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Agora, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Big John

Depois, às 13h00
Imagem de Das Antigas

Das Antigas

Big John

Depois, às 16h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 17h00
Imagem de Larica Pop

Larica Pop

Gominho e Dinho Junior

Depois, às 19h00
Imagem de BN Na Bola - 2º tempo

BN Na Bola - 2º tempo

Emídio Pinto, Ulisses Gama e Glauber Guerra

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência e Modão

Sofrência e Modão

Jota P

Depois, às 22h00